Programando nodeMCU (ESP8266) com a IDE do Arduino

Olá, pessoal. Depois de seguir esse passo-a-passo que o Adrian escreveu, que tal utilizarmos a IDE do Arduino para programar nodeMCU também?

Mas o que é o nodeMCU?

NodeMCU é uma plataforma open source da Internet das Coisas de baixo custo. Ele foi desenvolvido utilizando o SoC (system on chip ou sistema em um chip) ESP8266 da Espressif Systems e um hardware baseado na plataforma ESP-12. Depois de 2016 recebeu um upgrade para o SoC ESP32. Uma das diferenças em relação ao Arduino é que o nodeMCU já vem com Wi-Fi integrado (e bluetooth na versão ESP32).

Esses equipamentos foram desenvolvidos com um interpretador de Lua, uma linguagem de programação criada pelo Tecgraf da PUC-Rio, mas podem ser programados em C/C++ na IDE do Arduino. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

1 – Abra a IDE do Arduino e clique em Arquivo -> Preferências

nodeMCU

 

2 – No campo que diz “URLs adicionais de Gerenciadores de Placas:” coloque o seguinte endereço

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

nodeMCU

Clique em OK para voltar para a tela principal.

3 – Clique em Ferramentas -> Placa: “xx” -> Gerenciador de Placas…

4 – No campo de buscas escreva esp8266 e instale o pacote “esp8266 by ESP8266 Community”

5 – Procure a placa na lista de placas suportadas. Caso não encontre, é provável que o módulo genérico funcione (pelo menos sempre funcionou para mim).

Agora é só programar.

Se tu fores em Arquivo -> Exemplos verá que foram instalados vários sketches de exemplos especialmente para o ESP8266 que ajudarão dar os primeiros passos.

NÃO ESQUEÇA QUE ESSA PLAQUINHA TEM AS ENTRADAS E SAÍDAS EM 3,3 VOLTS!!!!

 

 

A

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial